O Projeto “Orientação Sexual e Prevenção ao uso de Drogas” é desenvolvido no Colégio Estadual Idalina de Paula, ele aborda questões relacionadas a transformações corporais, hormonais e comportamentais. Seu objetivo geral é levar o aluno a compreender as transformações que o corpo do adolescente sofre e os prejuízos da prática ao uso indevido de drogas e sua interferência na família e sociedade. Nesta proposta o aluno do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental tem acesso à informação educação e promoção da saúde.
As atividades desenvolvidas levam em consideração as novas exigências sociais, trabalhando as noções de convívio e de práticas que estabeleçam relações de solidariedade e de cooperação. A prática do professores na sala de aula nesse momento deve ser dinâmica, de forma a valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, e ao mesmo tempo incutir novos conceitos.
Os conceitos mais explorados foram: sexualidade, doenças sexuais, gravidez na adolescência e drogas lícitas e ilícitas, etc. Estes conceitos foram explorados com o uso dos recursos tecnológicos como Leituras as pesquisas em websites, exploração de esquemas, gráficos, imagens, exploração de recursos multimídias, e apresentação de slides pelo professor, etc.
Como todo o trabalho gira em torno do problema “Sexualidade e Drogas” os conceitos formulados e explorados estimula a construção do pensamento, levando o desenvolvimento do raciocínio, dedução, e memória, o que proporciona a construção do conhecimento.
Quantos aos conteúdos procedimentais os alunos colocaram em prática o conhecimento adquiridos, como a realização de painéis informativos, práticas experimentais, confecção de maquetes, produção de parodias, poesias, peças, painéis informativos, folder, dramatização de peças, etc.
As ações do projeto proporcionaram ao aluno posicionar-se criticamente perante os problemas da sexualidade e drogas. Afirmo que uma vez conhecedores do problema, torna-se fácil adotar nova postura em prol da causa.
Como o Tema Sexualidades e Drogas é classificado como tema Transversal são explorados nas diferentes áreas do conhecimento trabalhados de forma contínua e mais aprofundados na disciplina de Ciências, pois contemplar mais habilidades do Referencial Curricular.
As tecnologias e mídias contribuíram de forma muito significativa, principalmente na dinamização da metodologia quanto ao uso de vários conteúdos multimídia, audiovisuais, enciclopédias, o computador se tornou a ferramenta indispensável para a montagens de textos e aquisição da massa de informações necessárias ao vasto campo, explorado pela temática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário