quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Possíveis Mudanças e Possibilidades de Contribuições das Tecnologias

Segundo Pedro Demo, a escola tem que se organizar de tal forma que traga com qualidade para dentro do seu ambiente as novas tecnologias como o MP3, a televisão, a internet, o DVD o celular, entre outros. Esses elementos devem fazer parte da rotina escolar para tornar o processo de ensino aprendizagem mais atrativo.
Devemos ter um olhar especial para o professor, pois ele é o responsável por fazer com que todas essas mudanças entrem na escola. Ele será o disseminador dessas novas tecnologias com instrumentos didáticos para que o aluno aprenda.
Nesse sentido faz-se necessário um novo olhar sobre o papel do professor, ser professor do século XXI implica não apenas em dar aulas, mas ser capaz de produzir seus próprios materiais didáticos, suas próprias aulas, enfim, ser autor da sua prática pedagógica.
Após ler a entrevista de Pedro Demo percebi que ser professor hoje, implica não apenas saber manusear o computador é também necessário utilizá-lo como um instrumento capaz de uma mudança do paradigma educacional, um paradigma que promova a aprendizagem ao invés do ensino, que coloque o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aluno, que ajude o professor a entender que a educação é um processo de construção do conhecimento do aluno como um todo onde ele é uma figura fundamental.
Segundo Demo, o professor não corre o risco de ser substituído, uma vez que é por meio dele e através dele que as novas tecnologias entram na escola, pois ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal. É necessário, cuidar para que o professor possa sempre, por meio de cursos de formação continuada e especializações, aprender e evoluir sempre para ser capaz de ser o autor de suas aulas tornando se autônomo e criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário