quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Projeto: Orientação Sexual e Prevenção ao uso indevido de Drogas.

Colégio Estadual Idalina de Paula

Projeto: Orientação Sexual e Prevenção ao uso indevido de Drogas.
O projeto surgiu da necessidade de ampliar os conhecimentos dos adolescentes sobre sexualidade e drogas. Visto que, esses temas são de grande interesse dos jovens e, portanto merecem uma abordagem mais minuciosa por parte dos educadores.
Tema G
Sexualidade e drogas.
Justificativa
O projeto “Orientação Sexual e Prevenção ao uso indevido de Drogas.” visa abrir canal de debate entre os jovens acerca das questoes relacionadas à sexualidade e drogas bem como proporcionar informações de caráter biologico e preventivo, no que se refere ao controle de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez,conceitos amplos sobre sexo e seus valores e seus aspectos preventivos, sobre o preconceiro, violencia, saúde e qualidade de vida para o individuo como exercício de cidadania. Os dados divulgados pela imprensa são alarmantes: tráfico e uso de drogas nas imediações e até mesmo dentro das escolas, agressões, vandalismo, furtos, depredações e ameaças contra a vida.
A sala de aula é um lugar ideal para que os jovens se familiarizem de forma dinâmica, com linguagem clara e objetiva, portanto a proposta do Projeto é desenvolver um trabalho mais articulado entre profissionais da Educação, da Saúde, do Conselho Tutelar, de Entidades Religiosas e Famílias estabelecendo uma aproximação de forma harmoniosa com o adolescente.
Visa atender os alunos do 6° ao 9° ano Ensino Fundamental, afim de que tenha acesso à informação, educação e promoção de saúde. È com a participação de todos que atenuaremos os prejuízos da prática ao uso indevido de drogas e gravidez na adolescência, e sua extensão na família e sociedade.

Objetivo Geral
Compreender as transformações corporais, hormonais e comportamentais na fase da adolescência e os prejuízos da pratica ao uso indevido de drogas e sua interferência na família e sociedade.

Objetivos específicos

• Conhecer a anatomia do aparelho reprodutor masculino e feminino;
• Compreender a sexualidade como comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais;
• Reconhecer as conseqüências enfrentadas pelas adolescentes com uma gravidez precoce e indesejada;
• Valorizar e cuidar da saúde como condição necessária para a vida;
• Contribuir e participar das ações anti-drogas;
• Reconhecer o perigo do uso indevido de drogas lícitas sem orientação médica, e os riscos e implicação de drogas ilícitas, com causadoras de dependência física e mental.
Procedimentos:
Este passo é extremamente importante, porque possibilitará ao aluno a contextualização de conceitos e estratégias, bem como o estabelecimento de relações significativas entre os conhecimentos. Desta forma, durante o período letivo os professores de Ciências, Arte, Ensino Religioso, Educação Física, Língua Portuguesa e História, juntamente, Coord. Biblioteca, Coord. Pedagógico, planejam e elaboram atividades com habilidades afins explorando tipos diferentes de fontes impressas, visuais e auditivas sobre “Orientações Sexual e Prevenção ao uso indevido de Droga”.
Dentre as várias possibilidades metodológicas cito algumas:
• Aula expositiva dialogada;
• Aula expositiva com apresentação de slide;
• Aulas interativas com produções de esquemas;
• Reflexão, debate e discussão;
• Pesquisas;
• Leituras e análise de textos e vídeo;
• Elaboração de tabelas, relatórios, sínteses sobre o tema sexualidade e drogas;
• Produção de painéis informativos;
• Palestras;
• Dramatizações;
• Realização de júri simulado, etc.
Cronograma de atividades:
1° Bimestre:
• Pesquisa;
• Exibição de filmes;
• Produção de textos e cartazes;
• Palestra sobre gravidez na adolescência;
• Relatos de faros cotidianos e dialogo.
2° Bimestre:
• Produção de painéis informativos;
• Dramatizações;
• Jogo acertou pontuou.
3° Bimestre:
• Exibição de vídeos relacionados aos temas: Drogas e sexualidade;
• Palestra: Saúde e qualidade de vida;
• Leitura do livro: Viver de Cara Limpa;
• Exposição das atividades escritas.
4° Bimestre:
• Palestra com profissionais da saúde: Gravidez na adolescência e drogas;
• Jogos educativos;
• Dinâmicas;
• Produção de faixas e panfletos;
• Socialização das atividades produzidas pelos alunos com a comunidade escolar.
Recursos:
Materiais Pedagógicos:
Papeis diversos para cartazes, régua, TNT, EVA, Isopor, Tintas, Colas, Pinceis, Papel Ofício, etc.
Material Tecnológico:
Computador
Notebook
Caixa de som
Microfone
Câmera digital
CD, DVD, Pendrive.
Aparelho de DVD
Aparelho de retroprojetor, etc.

Material Humano:
Alunos, Professores, Coordenadores, Diretor;
Pais, Voluntários, Parceiros.

Avaliação
A avaliação será feita durante todo o processo de ensino-aprendizagem, de forma qualitativa no que se referem à freqüência, participações oral e escrita, interatividade, trabalho coletivo, conhecimento, espírito de responsabilidade durante as aulas expositivas e quantitativas através de avaliações, relatório e feedbeach.
Também serão avaliadas as mudanças de atitudes, de postura, inerente aos temas trabalhados nas ações mobilizadoras dentro e fora da escola.

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