quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologia ao Currículo

Currículo é o conjunto de matérias que fazem parte de um curso/disciplinas. Estudos realizados sobre currículo destacam a existência de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. O currículo formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino, é expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudos. O currículo real é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar. O currículo está oculto por que ele não aparece no planejamento do professor (MOREIRA; SILVA, 1997). Assim, o currículo não é um elemento neutro de transmissão do conhecimento social, cultural e histórico.
Como base em tudo que sabemos sobre currículo,fica evidenciado que ele é construído no dia a dia escolar, seja ao selecionar, planejar e organizar as experiências de aprendizagem. Atualmente, o currículo expressa o projeto pedagógico da escola, e vem organizar e orientar determinada prática educativa.
Aliando tecnologia e currículo, a sala de aula se transforma, pois, a aprendizagem passa a ser ativa, levando o aluno a explorar, criar, inovar, dentro de situações de aprendizagens não previamente estruturadas, mas devidamente planejadas. Também permite ao aluno errar e refazer, levando uma situação problema à solução. Tudo isso vem valorizar o fazer pedagógico uma vez que os alunos se identificam muito mais com aulas em que a tecnologia é utilizada e desta forma rompem com a linearidade do pensamento e aprendem novas e múltiplas linguagens.
Integrando as tecnologias ao currículo fica estabelecida uma transformação na escola, o espaço de ensino e aprendizagem se torna dinâmico e ativo, a formação integral do cidadão se amplia e surgem novas possibilidades de inserção do alunado nas tecnologias e no mundo globalizado. Pois, a tecnologia hoje é parte inerente da vida do ser humano de modo que não conseguimos nos ver separados dela.
Para desenvolver projetos no âmbito do currículo, é necessário haver mudanças na postura do professor e na maneira de repensar a função da escola que, posteriormente irá mudar a concepção de ensino e aprendizagem, porque trabalhar com projetos é integrar vários conteúdos das várias áreas do conhecimento, entre as diversas mídias disponíveis.E isso é o maior desafio do professor. O trabalho com projeto em sala de aula amplia as possibilidades de construção de conhecimento, tornando uma aprendizagem mais significativa para o aluno. A contribuição da tecnologia no desenvolvimento de projeto é fundamental para os alunos, estimulando a pesquisa na internet com textos diferenciados e imagens, facilitando a comunicação e a troca de opiniões entre todos os envolvidos no processo. Então, se nos educadores não nos atualizarmos e não caminharmos em direção ao desenvolvimento, ficará muito difícil gerar uma atuação docente de qualidade. E esse é o nosso maior desafio como professor na atualidade.

Um comentário:

  1. Olá Gisane, espero que tenha sido boa a experiência de trabalhar com projeto aliando as tecnologias ao currículo e desenvolvendo com maior praticidade o seu fazer pedagógico.

    Foi muito legal toda a nossa caminhada.

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