quinta-feira, 24 de junho de 2010

O que é Hipertexto

Um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, e quando clicados, levam as imagens ou informações mais detalhadas sobre o assunto. O Hipertexto é um texto (ou uma imagem) grifado e destacado na página por uma cor diferente da cor do texto no qual está inserido. Quando se coloca o cursor sobre o hipertexto, o cursor muda seu formato para um ícone representado por uma mão.
Com a disseminação da Internet, o hipertexto surge como um documento eletrônico composto de unidades textuais interconectados que formam uma rede de estrutura não linear, por meio de links, nos quais o leitor vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, o que rompe o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor.
Recentemente tem sido empregado o termo hiperdocumento que ressalta a utilização de múltiplos recursos de mídia num único documento em busca dissociar a idéia de apresentação textual da informação. A compreensão do conceito do hipertexto se dá com o conhecimento de alguns conceitos elementares e a forma como os hipertextos diferem dos documentos em papel a que estamos habituados.
• Não tenho experiência com o manuseio dos hipertextos, mas pude aprender que ele é um recurso importante para a organização do material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior.
• Outro fator que me chamou atenção foi o da sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Os hipertextos tornam realidade à abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.
• Sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.

Um comentário:

  1. Concordo com voce Gisane quando diz que o hipertexto é destacado na página por uma cor diferente da cor do texto na qual está inserido e quando diz que quando se coloca o cursor sobre o hipertexto, o cursor muda seu formato para um icone representado por uma mão com a dimenção da hinternet.

    ResponderExcluir